A importância da expressão corporal em uma entrevista de emprego

A- A+

Diante de uma entrevista de emprego as pessoas acabam se preocupando somente com a aparência, o currículo e o conteúdo. Mas atenção, embora seja central preparar um bom currículo e saber o que dizer diante das perguntas que lhe serão colocadas, não se esqueça de que a maneira de se expressar corporalmente pode ser decisiva.

Expressão corporal em uma entrevista de emprego

As expressões faciais, por exemplo, podem contar tanto quanto a aparência (roupas e cuidados como a maquiagem e cabelo) e seu conteúdo na hora de ganhar a confiança e a simpatia de seu entrevistador.

Alexandra Sleator, da Coaching For Inspiration, dá dicas ao site http://www.franceinlondon.com/ de como se portar em uma entrevista.

A importância do olhar em uma entrevista de emprego

Em primeiro lugar preste atenção aos olhos. O contato visual com seu entrevistador é a principal questão em jogo. Olhares dispersos ou então vidrados podem causar má impressão, mostrando que o entrevistado não presta atenção à entrevista, ou então que este não está agindo de maneira natural. Procure ser equilibrado e espontâneo.

Evite também franzir os olhos enquanto presta atenção à fala. Muitas pessoas têm esta maneira de se portar na hora de se concentrar. Isso só tensiona seus músculos e causa estranheza diante de seu interlocutor.

Outra mania que deve ser evitada é a de olhar para baixo ou para o horizonte para pensar melhor. Você pode fazer isso em uma sala de aula, mas nunca diante de uma pessoa que você procura influenciar.

Caso haja mais de um entrevistador procure dar a atenção visual para todos de maneira equilibrada. Alexandra recomenda que os movimentos de cabeça para seguir as colocações dos entrevistadores devem ser suaves e demonstrar concentração ao mesmo tempo.

Se possível, para se dar conta destas e de outras questões durante o desenvolvimento da sua entrevista, treine uma conversa espontânea ou as falas da entrevista em frente ao espelho.

A importância do sorriso em uma entrevista de emprego

Um sorriso nunca é demais. Estar com uma expressão séria em uma entrevista de emprego não significa de forma alguma passar seriedade profissional. O sorriso quebra barreiras e aproxima o entrevistado do entrevistador.

Alexandra recomenda sorrir ao longo de toda a entrevista de emprego. Esta será uma maneira certa de conseguir pontos positivos.

“Um sorriso explicita seus pensamentos positivos e o colocará à vontade com um estranho. Continue a sorrir em toda a entrevista para estabelecer um contato de confiança com o entrevistador”.

A importância a maneira de se portar com as mãos em uma entrevista de emprego

Por último, mas não menos importante, está a maneira de se portar com as mãos.

Em primeiro lugar tenha sempre as mãos à mostra. Nunca carregue coisas demais para a entrevista. Isso pode ocupar suas mãos e não o deixar à vontade. Também evite a posição defensiva de colocar as mãos nos bolsos. Além de mostrar desconfiança, as mãos escondidas podem atrapalhá-lo na hora de se expressar durante a fala. Mãos nos bolsos só forçam a postura endurecida e não espontânea. Mãos livres são um complemento da expressão oral.

O gesto de aperto de mãos é outro que pode contar bastante em uma primeira impressão, afinal é a primeira coisa que nos vêm à cabeça na hora de pensarmos em expressões gestuais durante uma entrevista.

É óbvio que não precisamos entrar no detalhe de que o aperto de mão é o único gesto corporal de contato autorizado para uma entrevista, mas também é preciso saber fazê-lo moderadamente. Nunca aperte demasiadamente a mão do entrevistador. Para complementar o cumprimento, um sorriso e um olhar de respeito cabem muito bem.

Tendo bem claro estes três pontos sobre a expressão corporal, agora fica fácil se concentrar nos outros, o que aumentará sua confiança.

Voilà! Desejamos sorte e uma boa entrevista!

Descubra aqui por que surge nervosismo na hora de falar em público.

Comentários