A decoração da casa com estilo provençal

A- A+

O estilo chique de decoração provençal tem origem nas famílias camponesas da região sudeste francesa. Um dos estilos de decoração que não sai de moda e que é sucesso garantido em todo tipo de imóveis é o chamado provençal francês, ou internacionalmente conhecido como “French Country Style”.

A febre que atingiu seu ápice nos anos 80 continua até hoje como modo alternativo e chique de compor a decoração de casas e apartamentos.

No que consiste o estilo de decoração provençal?

Os móveis são de madeira e na maior parte com a aparência de desgastados ou antigos e que muitas vezes são pintados em branco ou com tons suaves. Outros acessórios ou estofamentos em tecidos utilizam motivos florais ou cores suaves.

Além disso podem combinar com os móveis as paredes de pedra, madeiramento do telhado aparente, peças de cerâmica colorida, qualquer tipo de material natural, cestas de arame e tudo o que remeta ao ambiente rural.

A origem do estilo de decoração provençal na França

A origem deste estilo de móvel data dos séculos XVI, XVII e XVIII na França, quando camponeses de Provença queriam imitar a corte de Luís 15, Luís 16 e Luís Filipe. Daí vem o estilo rústico deste tipo de decoração: materiais e recursos acessíveis às famílias camponesas com um toque de rebuscamento imperial.

Os camponeses escondiam os defeitos e tipos diferentes de madeira usados com uma mistura de gesso e cola, o gesso cré, que se desgastava com o tempo. Hoje o “defeito” virou “efeito”, que é alcançado com a utilização da pátina no lugar do gesso.

O estilo provençal no Brasil

Diversas variações vindas do provençal ou próximas dele estão em alta. É o caso do mercado dos móveis de madeira de demolição que cresceu muito no Brasil nos últimos anos, e cuja origem é também rural. São móveis de madeiras usados antigamente em casas de campo e que são deixados in natura quase do jeito que foram encontrados (com resina, marcas de prego e manchas de tintas). Muito longe de sucata, são feitos de madeiras nobres e resistentes, madeiras que hoje não podem ser mais extraídas e comercializadas por proibição da lei. Por isso os móveis que antes eram doados ou jogados fora por colonos hoje valem muito. Assim, a retomada do provençal se dá em parte por este mercado que se expandiu nas terras tupiniquins.

Hoje há mesmo intervenções mais ousadas no estilo original do provençal. No lugar do branco é muito comum se ver em lojas de móveis a pintura em madeira com cores chamativas como o amarelo, o verde, o lilás, o azul e o vermelho. Para quem gosta de estilos marcantes de decoração esta nova onda pode ser bastante interessante.

Hoje as misturas e variações possíveis com o provençal são tantas que com certeza o estilo irá lhe agradar.

Confira todoas nossas dicas de decoração para sua casa!

Comentários