Cultura para todos!

A- A+

A cultura para todos, aberta, livre e gratuita não se limita ao espaço da universidade mas também em varias instituições parisienses. Em Paris, inúmeros são os cursos propostos a todos, sobre todos os temas: das artes (história da arte, arquitetura, teatro, cinema, música) à literatura, passando pela história de Paris, até a política, a etnologia ou ainda as ciências. Pode-se também viajar sem realmente sair de Paris, ao frequentar os centros culturais polonês, japonês ou iraniano, graças aos cursos de línguas raras, conferências ou exposições. Tudo é possível quase gratuitamente, se tiver o trabalho de se informar e se inscrever com bastante antecedência nas universidades parisienses.

Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) : Propõe encontros, colóquios, conferências-debates com os maiores experts que vêm compartilhar seus conhecimentos sobre a pesquisa tecnológica, a inovação e o meio ambiente.
292, rue Saint-Martin, 3ème, Métro Arts et Métiers, www.cnam.fr

Collège de France: Cursos oferecidos gratuitamente pelos maiores pesquisadores da atualidade em todas as disciplinas (física, história, letras…)
11, Place Marcelin Berthelot, 5ème, Métro Maubert Mutualité, www.college-de-france.fr

Ecole normale supérieure (ENS): Escola prestigiosa criada em 1794 que programa todos os dias conferências gratuitas em Paris e abertas para todos, sobre inúmeros temas: história da arte, filosofia, música, cinema, literatura… Quer sejam pesquisadores do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), professores estrangeiros convidados ou mestres da ENS (école normale supérieure), todos os conferencistas se expressam claramente frente a um auditório de estudantes e de especialistas.
45, rue d’Ulm, 5ème, Métro Luxembourg, www.ens.fr (coluna atualidades e eventos)

Université de tous les savoirs (UTLS): Esta associação defende a ideia de uma universidade francesa popular de alto nível. Ela propõe ciclos de conferências em torno de vários temas todas as noites às 18h30, de segunda a domingo, e são transmitidas via internet, no site: www.lemonde.fr, Université Paris 5, Amphithéâtre Binet, 45, rue des Saints-Pères, 6ème, Métro Saint-Germain-des-Prés ou Rue-du-bac, www.utls.fr

FNAC: inúmeras lojas FNAC possuem um espaço de encontro para lançamentos de livros , de CD, DVD e conferências-debates. www.fnac.com

Bibliotecas de Paris : As bibliotecas municipais em Paris propõem regularmente encontros com personalidades literárias ou científicas, à noite ou durante as tardes de sábado.


Gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor? Gostaria de estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Nós te ajudamos a realizar seu projeto! Conheça nosso blog sobre universidades francesas!

Também organizamos com frequência eventos culturais sobre a FrançaConfira no site do IFESP e faça sua inscrição!