Cresce número de frequentadores de Chocolaterias em Paris

Dentro de três semanas o outono na capital francesa e na Europa chega e com ele o reinício das árvores desfolhando. Os parisienses retiram as roupas de inverno do fundo dos armários e retomam as atividades após as férias de verão. E nos bares, casas de chás e cafés especializados, o chocolate quente ressurge sobre as mesas dos clientes.

O chocolate tem origem na América Latina. Os indígenas produziam o “Chacahualt” líquido amargo cujo significado era “bebida dos Deuses”.  A bebida era servida apenas em ocasiões especiais e pelos chefes das tribos e convidados. A colonização fez com que religiosos espanhóis levassem o produto para Europa, disseminando dessa maneira o hábito de consumir chocolate.

 

Sabores

Parisienses se tornaram grandes amantes de chocolate, por essa razão aumenta o número de “bars à chocolat”, ou seja, as chocolaterias. Chocolate quente, frio, batido, em forma de bala ou doces e tortas.  Novas criações e sabores de chocolate quente são inventados, chegando a ter 32 aromas.

Podem ser os clássicos, acrescidos de pó de cacau puro, cana de açúcar não refinado, tipo fondue, acompanhados de tortas, bolos, doces… Algumas pitadas de pimenta, laranja, framboesa, rum ou daiquiri… hummmm  ficam irresistíveis. Ou então frutas, bananas, uvas e maçãs mergulhadas no chocolate quente. Mesmo que você não seja chocólatra, quem resiste a uma coisa dessas?

Com a chegada do outono, certamente as chocolaterias vão receber mais clientes. Nos bares chiques, instalados no interior de hotéis 5 estrelas ou casas de café ou chá, o consumo é grande principalmente quando a temperatura baixar a 4 graus.

Para você que ficou com água na boca, aqui vão duas sugestões de chocolaterias:

  • Angelina – Recebeu ótimas referências. Tem decoração estilo Belle Époque e como especialidade o chocolat chaud l’Africain, servido com chantilly à parte, e o Mont Blanc. Segundo dizem, chegou a receber no seu salão a Coco Chanel.
    226, rue du Rivoli . Metrô: Tuileries linha 1
  • Hotel Lancaster–  Elegante, possui uma estrela no Michelin. Prepara chocolate perfumado com flor de jasmim ou casca de mandarina.
    7 rue de Berri – 75008.

 

Sueli Gutierrez

Está pronto para passar um momento de pura doçura na capital?

Tem fome de vida Parisiense? Então venha descobrir o IFESP, a pequena França em São Paulo, e confira as outras dicas super legais que te dá O Melhor de Paris!