Confira 5 queijos tipicamente franceses!

A- A+

Além de vinho, um assunto que os franceses dominam é queijo! Sim, existem mais de 1.000 queijos diferentes apenas na França e o alimento é tão integrado à cultura do país que, basicamente, todo francês é um pouquinho “especialista em queijos”. A prova disso é a variedade que você encontra em qualquer região do país. Nos mercados franceses é possível encontrar seções só de queijos, como aqui no Brasil temos para vinhos. Existem também as fromageries que são “casas de queijos” onde é possível encontrar queijos por família, tipo e origem. As feiras são uma boa oportunidade para você provar os queijos locais e começar a treinar seu paladar!

Hoje vamos falar de 5 queijos imperdíveis para você que quer conhecer um pouquinho do sabor français.

1. Brie

O aclamado queijo de reis e rainhas é caracterizado por sua superfície de mofo branco (comestível!) e interior macio. Produzido na cidade de mesmo nome (a 50 km de Paris), o Brie é um queijo de pasta mole e é um dos mais consumidos na França.

queijo brie

2. Roquefort

Da família dos queijos azuis, o Roquefort é constituído a partir de leite de ovelha não pasteurizado. É cremoso e possui veias azul-esverdeadas que são colônias de fungos e lhe dão um sabor mais forte. Seu nome também se dá pela região onde é produzido, em Roquefort-sur-Soulzon, na região de Aveyeron e é um grande representante dos melhores queijos franceses!

3. Reblochon

É um queijo tradicional das montanhas de Savoie, nos Alpes franceses. Original do século XIII, ele é fabricado com leite integral orgânico pasteurizado de vaca (sem tratamento térmico) e, após 4 semanas de maturação, apresenta uma pasta de cor marfim clara, fina e lisa, com alguns furos redondos e uma textura muito cremosa. Esse queijo é fundamental para o preparo da Tartiflette, tradicional prato feito com batatas e bacon.

4. Chèvre

chèvre é fabricado com leite de cabra e apresenta-se na forma de pequenos rolos feitos à mão, de casca branca, com consistência macia e massa que se esfarela. Tem um sabor salgado. Sua maturação é de apenas 8 dias e podemos encontrar algumas opções temperadas ou maturadas como o chèvre à l’huile d’olive.

5. Comté

Queijo típico do maciço de Jura, fabricado a partir do leite de vaca e maturado por 6 meses. É um queijo duro, da família dos prensados, de cor amarela, casca natural e é muito usado em fondues.

Deu água na boca, não é mesmo? Isso porque selecionamos apenas 5 dessas maravilhas para você não deixar de provar na sua próxima viagem à França!

O Grupo IFESP tem a melhor Escola Virtual de Francês do Brasil. Confira!

Comentários