Como fazer seu bebê ter uma boa noite de sono

A- A+

É muito comum pais dormirem poucas horas por noite durante o primeiro ano de vida do bebê. É muito comum também que bebês durante os primeiros meses de vida troquem o dia pela noite, transformando a vida de seus pais em uma bagunça.

Muitas pessoas acreditam que se o seu bebê ficar acordado durante todo o dia, ele dormirá a noite toda. A questão é que isso nem sempre ocorre. Muitos bebês ainda não estão habituados ao sono durante a noite e acabam ficando ainda mais estimulados à partir das 19 horas.

Dicas para o sono perfeito do seu bebê

Um bebê que possui uma rotina estruturada durante o dia tende a dormir melhor à noite. Veja aqui algumas dicas para garantir uma boa noite de sono para seu bebê:

  • Não deixe que seu bebê durma no final da tarde, caso contrário eles não irão dormir à partir das 19:00
  • Crie uma rotina para o seu bebê seguindo-a durante 2-3 semanas. Comece com uma massagem às 18:00, por exemplo, e em seguida dê o banho e amamente-o em uma sala escura. Depois cama! Após um tempo seu bebê irá se acostumar e saberá que é hora de dormir
  • A última refeição antes de dormir é vital para que seu bebê durma mais à noite. Então, antes da hora de dormir certifique-se de que seu bebê esteja bem alimentado, caso contrário ele irá acordar em algumas hora pedindo mais leite
  • No minuto em que seu bebê começa a chorar é tentador correr para o berço para acudí-lo. Tente não fazer isto. Aguarde alguns instantes para ver se ele não volta a dormir sozinho. Espere de 3 a 4 minutos e, caso contrário, vá buscá-lo. No entanto, não deixe ele se apegar demais a você. Um bebê deve conseguir dormir sozinho em seu berço.
  • Da mesma forma, acostume seu bebê a ir dormir por conta própria. Não adquira o hábito de balançar seu bebê para fazê-lo dormir. Você pode acabar ficando lá por horas!
  • Ao alimentá-lo no meio da noite, não acenda as luzes e a TV. É hora de dormir e o seu bebê precisa entender isso.
  • Comprar cortinas e deixar o ambiente escuro é útil para afastar os raios de sol da manhã

Qualquer atividade à qual você se propõe para melhorar o dia a dia de seu bebê, tente realmente implementá-la diariamente por pelo menos de 2a 3 semanas. Não é bom parar por alguns dias para depois tentar recomeçar. Você poderá correr o risco de ter que começar tudo de novo.

Confira todas nossas dicas para seu bebê. Clique aqui.

Comentários