A importância da linguagem corporal numa entrevista de emprego

A- A+

No Brasil, assim como na França, numa entrevista de emprego tanto os recrutadores quanto os candidatos são sensíveis à linguagem corporal, que revela muito sobre a personalidade. Neste momento, na França, vários workshops são organizados para ajudar os candidatos, homens e mulheres, a utilizar a linguagem corporal para ter sucesso numa entrevista de emprego. Mas será que isto não é apenas um mito? Veremos que não.

Começar com o pé direito para ter todas as vantagens

 

Ter um bom CV pode te colocar numa boa posição. Isso pode encorajar o empregador a encontrá-lo. Eles vão querer discutir sobre seu futuro dentro da empresa. No entanto, um mau uso da linguagem corporal pode fazê-lo perder este emprego justamente no momento em que você pensava já tê-lo conquistado.

A sua linguagem corporal mostra simplesmente ao seu empregador se você tem essas qualidades. Seu papel ao longo da entrevista é de se adaptar. E isso começa antes de atravessar a porta. Você pode praticar diante de um espelho ou um vídeo imaginando a situação da entrevista. Pode haver câmeras, logo, interprete seu papel antes mesmo de entrar na empresa e não o perca até sair.

 

lingua corporal 2

A linguagem corporal é fundamental desde os primeiros segundos do encontro

 

A partir do momento em que você entra na empresa, alguém já pode ter observado sua linguagem corporal. Se você precisa aguardar numa sala de recepção, o melhor é não reler as suas anotações. Ao invés disso, folheie revistas e folhetas da empresa para passar o tempo. Sua linguagem corporal veiculará facilidade e confiança, além de verdadeiro interesse pela empresa.

Quando alguém vier anunciar que você pode se apresentar para a entrevista, entre na sala como se você o fizesse todos os dias. Mantenha a cabeça erguida e mexa-se com naturalidade e segurança. Apresente-se e aperte a mão de seu interlocutor de maneira firme e dinâmica (sem esmagá-la, claro). Sente-se na cadeira que lhe oferecerem. Caso você mesmo deva escolher o seu lugar, escolha uma cadeira ao lado ou de frente para o seu interlocutor para que ambos possam se beneficiar de sua linguagem corporal. Tente determinar em qual medida a pessoa está à vontade com você.

chien

 

Tente evitar a linguagem corporal mal aceita. Se você cruzar os braços, o empregador penserá que você está na defensiva. Se você esfregar o nariz, você poderá ser considerado desonesto. Se você colocar as mãos no bolso, você pode ser visto como alguém que não está à vontade ou até mesmo que tem algo à esconder. São gestos que você pode facilmente evitar. Basta se concentrar.

Ainda há muito o que aprender sobre a linguagem corporal no trabalho e nas entrevistas de emprego.  Quanto mais você souber sobre a linguagem corporal, mais chances terá de obter o emprego tão desejado. Independentemente de estar buscando um emprego no Brasil ou na França, caso você vise a expatriação, lembre-se dos nossos conselhos e aposte todas as fichas em você para ter sucesso no seu projeto.

 

Você gostaria de saber mais sobre como se expatriar na França e aprender francês? Temos a solução: inicie um curso de francês com nosso parceiro, o melhor instituto de língua francesa do Brasil: o IFESP! Existem vários cursos adaptados para todos os níveis e projetos. Entre em contato por e-mail [email protected] ou pelo telefone: (11) 3031-3599.

 

Comentários