As 10 sobremesas mais francesas de todas

A- A+

Confira também nossos últimos artigos!

Não há como falar de gastronomia francesa sem falar de seus incríveis doces e suas incríveis sobremesas. Aliás, presente em quase todas as refeições, as sobremesas já foram inspiração para escritores e artistas. Dizem que Picasso era fascinado pelo “mille-feuille”, a famosa massa folhada francesa.

Dentre tantas opções, é fácil ficar completamente perdido. Conheça aqui quais são as 10 sobremesas mais francesas e prepare sua lista para sua próxima viagem a Paris!

As 10 sobremesas mais francesas de todas

 1) O fondant au chocolat

Conhecido no Brasil como Petit Gâteau, o fondant au chocolat conquista a todos. Bolo de chocolate com recheio derretido, precisa dizer mais?

2) Os crepes

Crepes para todos! Os crepes podem ser encontrados nas ruas de Paris por quase toda parte. De massa leve e recheios generosos, é uma boa pedida para um lanche da tarde!

3) A mousse au chocolat

Feito delicadamente, a mousse au chocolat é como uma explosão de chocolate na boca. Ainda não inventaram nada melhor.

4) L’île flottante

L’île flottante, ou em português, a ilha flutuante, é a representação perfeita da França em uma sobremesa! Suas claras em neve flutuam deliciosamente sobre um creme levemente doce.

5) A torta de maçã

Clássico dos clássicos, a torta de maçã não é somente uma sobremesa americana. Comida quente ou fria, acompanhada ou sozinha, a torta de maçã agrada multidões.

6) A crême brûlée

A origem da crême brûlée é desconhecida. Tanto ingleses, como franceses e espanhóis disputam o título de sua criação. Mas quem realmente se importa? Quando esta beleza está à mesa todas as brigas são esquecidas!

7) Os profiteroles

Um choque térmico maravilhoso. Recheados de sorvete de baunilha, eles são servidos quentes, cobertos com chocolate e castanhas.

8) O “mille-feuille”

O preferido de Picasso é composto de três camadas de massa folhada e duas camadas de creme. Seu nome, obviamente, vem da grande quantidade de camadas que compõem cada massa, e que quando assadas se assemelham a folhas, (729 folhas na verdade, não mil).

Dica: para se comer da forma correta, o “mille-feuille” deve ser deitado de lado.

9) A torta de morango

Depois da torta de maçã, a torta de morango também merece estar no top 10 das melhores sobremesas francesas. Vermelhos e suculentos, na França os morangos são venerados como reis.

10) O clafoutis

Por último, mas não menos importante, está o famoso clafoutis! Podem ser preparados à base de cerejas com ou sem caroço e dizem que a França pode ser dividida entre aqueles que preferem sem e aqueles que preferem com o caroço. Só há uma forma de você saber qual é o clafoutis de sua preferência : experimentando os dois tipos!

A gastronmia francesa é uma delícia, leia a entrevista do chef  francês Christophe Deparday e também descubra os melhores sorvetes em Paris

Comentários